terça-feira, 26 de maio de 2015

Primatas




Os pequenos Saguis





E ai, galerinha, tudo bem com vocês?

Bom, hoje vim falar pra vocês um pouco sobre saguis, essas coisinhas lindas porém, bastante arteiras também hahahaha.

Os saguis são os macacos de menor porte existente na natureza. Os maiores atingem uma média de 20 centímetros e o menor mede cerca de 11 centímetros, pode ser denominado também como mico.
 Tem o rabo comprido que servem apenas para equilibra-los, tem a cabeça extensa e ampla e as unhas são como garras. São encontrados em grupos e habitam as matas da América Central e Sul, porém, são bastante vistos em áreas civilizadas. Habilidosos e arteiros, soltam guichos e assobios engraçados.
Por serem bastante sociáveis com humanos, não podemos nos iludir com o jeitinho curioso e fofo dos saguis, pois são instáveis e podem sem motivo algum cravar os dentes em alguém. Saguis são animais selvagens mas, podem ser domésticos, desde que já sejam criados em cativeiros e tenham documento autorizado.




Sua alimentação na natureza é bastante variada, incluindo flores, frutas, sementes, néctar, insetos e até pequenos lagartos e anfíbios. Já em cativeiro, sua dieta consiste em grandes variações, frutos, legumes, ovos de codorna, insetos (grilos e tenébrios) e suplementação vitamínica e mineral. Ração extrusada própria para primatas é ótima alternativa também. São animais que vivem cerca de 10 anos ( na natureza), já em cativeiro, esse tempo se prolonga e podem viver até 18 anos.



Se algum de vocês pretendem ter um animalzinho como esse (assim como eu pretendo ter o meu logo hahah) devem saber que eles precisam ser legalizados e podem ser obtidos de criadouros e pet shops autorizados. Como disse acima, sua dieta deve ser bastante variada, a alimentação deve ocorrer 2 vezes ao dia e água sempre disponível. O local ideal para a criação de um sagui, é um viveiro ao ar livre ou uma gaiola grande, contendo troncos, cipós, um abrigo de madeira, redes de pano e até mesmo alguns brinquedos. Eles podem ser criados soltos tendo o viveiro e/ou gaiola apenas como dormitório. A higiene é de extrema importância e tem que ser constante, pois o mal cheiro da urina é bastante forte. Deve-se lembrar também, que saguis são portadores de algumas doenças como: herpes, tuberculose, sarampo, entre outras, que podem ser transmitidas para nós humanos, então, deve-se ficar bastante atento a esses fatores.


Isabela.

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário