terça-feira, 26 de maio de 2015

A Arquitetura dos Castores.




Castores



Oie pessoal. nesse post comentarei  sobre a arquitetura da moradia dos castores.





A capacidade do castor para construir represas sempre foi admirada. Para construir sua casa no meio do rio usa seus dentes e transforma uma árvore nova em lascas. Árvores maiores levam mais tempo e, às vezes, mais castores. Usam lama e madeira pra construir represas nos riachos da vizinhança.

As barragens formam fundas poças d'água, ocultando a entrada subaquática da casa dos roedores.O abrigo  tem "sala de estar", mesmo com a entrada sob a água, o local permanece seco porque fica acima do nível da água represada.

Os castores roem as árvores até que elas caem. Fazem isso geralmente em grupo, com a participação da família quase toda (com exceção dos filhotes). Quando a árvore começa a cair eles saem correndo e se escondem na água, para que a árvore não atinja-os ,e que o predador não os rastreiem após o ruído. Retirando os galhos roendo partem o tronco em pedaços menores, para que possam ser usados na construção de seus diques.Para que os pedaços de madeira não saiam boiando rio abaixo, os castores colocam lama e pedras (como se usassem cimento).




Cada família faz seu próprio dique (represa), que será sua casa, enquanto a construção não esta finalizada, eles moram em buracos cavados na beira do rio, com entrada por baixo da água. Nas extremidades do dique, eles constroem comportas para manter o nível da água constante. Um dique pronto tem mais de 90m de largura e 3m de altura.

Para realizar essa técnica sob a água, o castor utiliza sua cauda que funciona como leme, patas de trás que têm dedos ligados por membranas funcionando como os pés de pato dos mergulhadores ou remos, orelhas e as narinas que possuem válvulas que se fecham para não deixar a água entrar.






Henrique.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário